O cenário da pandemia do covid-19, que vêm acontecendo nos últimos anos acelerou o crescimento em diversas áreas e atividades humanas, principalmente com relação a transformação digital.
Sabemos que isso tudo mais cedo ou mais tarde vai passar, mas quando isso acontecer tudo indica que terá um grande aprendizado, e será marcado pelo início de uma nova era, com as mudanças nas formas de produzir e consumir os produtos.
Mesmo sabendo que saúde e economia são as áreas mais afetadas, os impactos se estendem em vários setores incluindo área de trabalho e reorganização das empresas.
Buscar tecnologia para os processos no cenário que estamos vivendo é uma questão de sobrevivência, pois além de ajudar nos meses de crise, ajuda no meio online e deixa a empresa mais resistente para o futuro, gerando mais soluções para os negócios.
Um grande exemplo desse processo de transformação é o avanço de vendas através do e-commerce. As vendas no comércio online teve aumento nos pedidos e faturamento, e tudo isso se deu nos meses de quarentena e crise em vários setores.
Algumas das tendências que só cresceram durante isso, já tinham força bem antes, mas foi preciso ter agilidade e criatividade para se reinventar, fazendo isso por meio das ferramentas digitais.
As adaptações foram necessárias para rever a atuação no mercado.
Segundo as pesquisas da DT Index sobre transformação digital, a pandemia antecipou mudanças: 87,5% das empresas no Brasil realizaram alguma iniciativa voltada à transformação digital neste ano. O número está acima da média mundial, que é de 80%.
POR QUE FAZER O USO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL?
É possível sair mais forte de um momento financeiro estável através de uma crise.
Para isso é preciso investir em estratégia e se preparar para uma nova realidade fortalecendo investimentos através de plataformas online.
As pessoas se acostumaram a fazer compras em suportes digitais, isso ocorre pela facilidade tanto na hora da compra como na comodidade na entrega. Isso ganha um posicionamento da marca.
COMO COMEÇAR A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DO MEU NEGÓCIO?
É preciso começar pensando no investimento e orçamento para proporcionar um crescimento no meio dessa crise. Comece sempre pensando no que deve ser prioridade.
Com os comércios fechados a internet tornou-se uma boa vitrine, onde os produtos são vistos com maior facilidade, fazendo com que as vendas sejam feitas de forma rápida e ajudando a amadurecer o negócio.
Para otimização, as empresas precisam ser inteligentes para tomar decisões baseadas no perfil do Consumidor e comportamento deles.
Outra maneira de concentrar informações, é continuar as operações do mercado. O software ajuda a cumprir essa função, dando o suporte necessário.
IMPORTÂNCIA DOS DADOS PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Por meio disso é possível ter maior afinidade nas possibilidades para a empresa quando o assunto é inteligência. Todos os investimentos são destinados para áreas que apresentem maior retorno e base de negócio.
Por isso é feito uma análise de dados para identificar consumidores e o perfil deles. Dessa forma é possível adaptar a loja online tendo eficiência no marketing assertivo e nas vendas de produto com os clientes.
A transformação digital é uma saída para quem quer ser líder do mercado e abrir novos caminhos em determinadas áreas. Torna o negócio mais visível, completo e eficiente, dando estratégias e saídas para o sucesso.
FUTURO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Um dos caminhos é agregar a inteligência para análise de dados, movimentando as demandas e as jornadas.
É preciso estar pronto para oferecer experiência e diferencial para quando a pandemia acabar e alavancar de vez o negócio.
Não é preciso imaginar o fim da pandemia, sabemos que ainda assim as compras online continuarão sendo feitas, mas agora tudo depende da experiência que ele terá no mercado e nos valores das marcas.
Os negócios que souberem extrair e atrair os clientes terão sucesso futuramente com tudo isso.