A força dos aplicativos de mensagens tem mudado a forma de comunicação entre as pessoas, de modo em que elas façam um tipo de contato mais instantâneo, que acompanhe a evolução dos meios.
O WhatsApp e Telegram vem sendo grande solução para os negócios, de forma que a comunicação vem sendo mais assertiva e eficiente.
O WhatsApp tem sido o aplicativo de mensagem mais baixado nos últimos anos, ultrapassando os outros apps do mesmo ramo.
Apostar nesses tipos de canais de comunicação é uma das mais eficientes formas de se conectar com clientes e os potenciais deles, mas é preciso ter um bom controle nos contatos, por conta do compartilhamento e publicações diretas.
COMO USAR UMA ESTRATÉGIA NO WHATSAPP E TELEGRAM?
Para uma boa estratégia é preciso especificar e organizar os objetivos, pois uma boa gestão requer tempo, para definir mais possibilidades de um bom uso.
Esses tipos de aplicativo são muito utilizados para o lançamento de produtos, ofertas e entre outros, mas para isso é preciso ter uma estratégia de conteúdo de forma que permita regularidade e tenha bastante clareza no que será repassado.
Um fator também muito importante, é que eles fazem com que o canal seja usado para orientar e dar suporte aos clientes, tirando dúvidas ou até mesmo fazendo uma pós-venda.
PRINCIPAIS RECURSOS DO WHATSAPP E COMO USÁ-LOS NAS EMPRESAS
WhatsApp é uma ótima ferramenta para trabalhar com SAC, vendas online e pesquisa de satisfação dos clientes.
Veja:
– SAC: essa função foi criada com o intuito de reduzir o atendimento através de direct das redes sociais, evitando um congestionamento na chegada de mensagens. Através dele é possível tirar dúvidas e conversar com sobre determinado produto.
– LISTA DE TRANSMISSÃO: essa parte ajuda na estratégia para enviar ofertas ou lançamentos para os clientes ativos.
– PESQUISA DE SATISFAÇÃO: é possível ter feedback do negócio e produtos para uma melhora em um curto espaço de tempo. Isso contribui com a gestão de tempo e crescimento do negócio.
PRINCIPAIS RECURSOS DO TELEGRAM E COMO USÁ-LOS NAS EMPRESAS
Através do Telegram é possível criar canais de transmissão para se comunicar com público alvo. Os usuários se inscrevem nesses canais de interesse para terem acesso aos conteúdos.
Através dessa ferramenta é possível enviar novidades da marca, produtos ou até mesmo informações sobre o seu segmento.
E a parte boa é que o número de seguidores em canais de transmissão é ilimitado, diferente do WhatsApp. A grande vantagem de ter um grupo nesse App é trocar informações entre o seu próprio público. É um aplicativo baseado em nuvem, que pode ser acessado em qualquer tipo de arquivo e dispositivo.
Possui um foco maior na segurança e privacidade das mensagens, o que é de grande importância para as empresas, para a preservação de dados.
A finalidade do Telegram não foi para ser uma ferramenta de marketing, mas ele se encaixa perfeitamente em estratégia para uma empresa, permitindo interação e relações com os usuários. Com tudo isso é possível se destacar entre os concorrentes.
COMO CRIAR CONTEÚDOS PARA OS GRUPOS?
Depois de decidir qual o maior APP é preciso definir sua finalidade e criar estratégias específicas e organizadas para obter o sucesso.
É preciso aproveitar a proximidade que acontece entre seu negócio e os clientes, para gerar conteúdos e se conectar de forma correta com o público.
O aconselhável é pesquisar o que o público gosta, criar áudios, vídeos e documentos que permitam que sua marca fique mais visível e próxima a eles.
Conheça seu cliente, lance enquete, perguntas e se relacione com as características inovadoras para o seu negócio.
WHATSAPP OU TELEGRAM, QUAL O MELHOR PARA O MEU NEGÓCIO?
Agora que você conhece todos os benefícios, as estratégias e os planos de negócio de cada um, fica mais fácil decidir qual o melhor a ser seguido.
Mas é preciso lembrar da comodidade e eficiência que é preciso buscar para oferecer o melhor aos clientes.